Disseram-me há uns dias "Ah e tal... bai aber um torneio e n sei quê...", e eu: "Eh lá, mas a sério?". "A sério..." Disse-me o gajo, "Bamo-nos inscrever, e até ja temos um bulogue". Lá me explicou o que isso era... Pelo que entendi são coisas modernas lá dos amaricanos....
"E atão não queres escrever pra lá uns textos?" Perguntou-me ele, "Oh meu palerma, atão não sabes que eu sou analfrabeto??", perguntei-lhe logo eu a seguir, só pra ber o que o gajo dizia... "Tás a gozar comigo, mas espera aí que eu já te lixo", pensei eu. "Pedes a alguém que escreva, e tu só tens de ditar". E eu disse "ta bem". Não me custa muito, e eu sei que as pessoas gostam de saber as minhas opiniões - porque essas coisas sabem-se. "Textos pra um bulogue, para aparecer na intranete e tudo... ta boa...", pensei eu cá pra mim, enquando voltava pra casa co' satcho ao ombro.
Após várias reflexões sucessivas de teor filosófico acerca da teoria futebolística, e depois de ter já metido um lápes e um papel nas gadanhas do meu mais novo (que até já anda no 8º ou 9º ano e um dia bai ser doutor), eis que surge o meu primeiro grande entrave. "Pxt, oh Pedro Miguel, bota cá aquele telefone sem cabos que a tua tia te teu no natal", disse eu po meu garoto. Lá peguei no telémobil (ou ai-pod, ou lá como se chama aquilo), e liguei pro tal indivíduo. "Atão mas agora bou falar sobre o quê??" Perguntei-lhei eu extremamente indignado. "ãh... escreve sobre o que as pessoas podem esperar deste torneio, incentiva-as a ir ver os jogos... essas cenas, pa!".
Ora bem, começando pelo início e sem querer saltar etapas, o que as pessoas podem esperar deste torneio são precisamente jogos de futebol. Apesar de esquisito, e eu confesso que também achei quando soube do que se tratava, o torneio vai mesmo ter jogos de futebol. É provavelmente a primeira vez que se vê um torneio onde, em vez de se jogar à malha ou à sueca, se joga à bola! Biba o espírito inovador! É uma coisa bem feita, e que sempre bai animando a malta. Façam-se mais coisas destas! E calhendo que se fala nisto deixo aqui a sugestão, para quem quiser aproveitar a ideia (ou para quem é pago para organizar coisas destas) de se fazer, quem sabe, um dia, umas feiras do livro, ou uns concertos de música... há que inovar! (A estas coisas chamam os entendidos de progresso, pois toda a gente sabe que na feira é só ticherts e ferramentas, e os concertos são de carros nas oficinas... cultura é a das batatas!).
Mas também parece que isto não bão ser uns jogos quaisqueres, diz-se por aí que os jogos bão ser dos bôs! Pelo menos os do Santa Comba, ba. Por isso é que as pessoas deviam ir lá bê-los. Eu só não bou porque não posso, que tenho de ber aquela nobela da bila que dá na TBI. Tenho pena, porque aquilo parece que bai ser giro, mas dizia na Maria que o jacinto vai dar uma tiro ao Ricardo, e ele vai ficar ferido no ombro. Eu acho que até é bem-feito, porque o Ricardo também não tinha nada que andar a chatear o homem.
Também ja oubi praí dizer que o primeiro jogo do FC Santa Comba é contra uns tais de "Galátricos", ou o que é. Hmm.... Conhecendo a exigência do treinador e a qualidade do plantel do Santa Comba, outra coisa não se pode esperar senão uma colectividade forte, com uma apurada dogmática de jogo ["Eh pah, este gajo até sabe o que diz..."]. É daqueles jogo que pode já dizer-se que vai valer a pena ver (Se alguém for, agradecia que grabasse pra depois se amostrar no salão da junta...).
Sem poder duvidar da qualidade das vedetas do Santa Comba, e sem sequer saber quem são os outros, fico apenas com uma dúvida que me faz coçar a cabeça... Será que os "Galáticos" têm "papetcho"?!? A ver bamos...
4 comentários:
Aqui está a primeira crónica do nosso amigo "gervásio calhau"
É um "filho" de santa comba, reside em vila flor mas no entanto
é ao santa comba que se dedica por amor a camisola.
Ficam aqui algumas ideias nas entrelinhas, que para quem entender sao muito interessantes, e porque nao, por algumas delas em prática?
Um agradecimento ao nosso amigo Caldeira jr, por estes textos que ajudam sempre a diversão aqui no blog e fora dele.
Abraco
Muito bom....quero ver mais disto aki....Parabens....E claro grande linguagem...é assim mesmo....lol....
Também gostei da linguagem e de ler entre linhas.
Boa, Gervásio
Da música também.
Ainda bem que ha pessoas a gostarem do trabalho que estamos a desenvolver neste blog....Parabens ao Renato...sem ele nada disto era possivel e agradecer tb ao Gervásio....
Enviar um comentário