quarta-feira, 25 de junho de 2008

Por uma questão de confiança… neste caso falta dela.

Após o jogo com o Roios, dirigia-me em direcção aos balneários quando fui educadamente cumprimentado por um atleta da equipa adversária, por sinal bom jogador.
Estivemos alguns minutos na “cavaqueira” e naturalmente falamos do jogo, falou-me mais concretamente das bolas que os meus atletas acertaram nos postes…
Dizia ele que éramos, com toda a certeza, das equipas com mais remates ao travessão…e tem razão.
Azar?
Não só, julgo que parte desses remates são feitos com elevada ansiedade, com uma vontade tremenda de inverter a má classificação, com o intuito de fazer mais e melhor e por vezes esses factos trazem consequências adversas.
Os maus resultados iniciais ditaram o percurso da nossa equipa, uma equipa jovem e com pouca experiência nestas andanças, sentiu em demasia, jogo após jogo, a responsabilidade de fazer melhor.
Mesmo assim, a todos os que com grandes sacrifícios em função das suas profissões e, naturalmente, no limite das suas capacidades físicas (principalmente nos segundos jogos da semana, não é pessoal?) que sempre estiveram presentes e, tenho a certeza, continuarão a estar até à última jornada, uma mensagem de elogios, apreço e estima por sentirem de uma forma muito especial a “alma da sua aldeia”, assim se diferencia os bons dos medíocres.
Para aqueles que, por variadíssimas razões, optaram por não comparecer e desistir da prova, reflictam e abstenham-se de criticas desenquadradas que não favorecem as nossas gentes.
Podemos não ter os índices de confiança em alta, não nos apresentamos nas condições pretendidas, contudo, tenho imenso orgulho neste grupo e é com eles que me sinto cada vez mais Santacombense.
Estamos a aprender com os nossos próprios erros.

Artur Silva

5 comentários:

Anónimo disse...

Eu bem cria comentar,falar, mas nesta altura nem sei o q dizer...Nao percebo porque nos esta a correr tao mal...Nao consigo dizer nada..Vamos é aparecer nos proximos 3 jogos e jogar o que sabemoscom cabecinha haver se aparecem os ptos...

abraço

Anónimo disse...

com sinceridade também não consigo encontrar explicações concretas. Com sinceridade não acho que o Santa Comba tenha, à excepção do Carlos (com toda a certeza) e eventualmente do Álvaro e do Beto, jogadores de primeira linha do futebol vilaflorense. Atenção que não estou a dizer que sejam fracos, mas não me parece omitir a minha humilde opinião. Certo é que mesmo assim, a verdade é que os resultados apareciam. Muita luta, muita garra, muita AMIZADE essencialmente. A equipa jogava bem e ganhava. Estranhamente isso não acontece agora. Porquê? Queixaram-se muito dos árbitros, discutiram da suspensão a um jogador, barafustam muito em campo. Pode não querer dizer nada, mas até pode ser tudo. Geralmente é o clima de paz que arrasta coisas positivas. E, sinceramente, nesse ponto o St.Comba de hoje é diferente do do ano passado.

Anónimo disse...

Viva “Presidente”

Parcialmente concordo com o seu comentário, nunca nos apresentamos como umas das melhores equipas do torneio, eu próprio, junto daqueles que nos elogiaram, o afirmei inúmeras vezes.
Com um reduzido número de atletas na disputa de jogos, boa parte deles ainda muito jovens e consequentemente inexperientes, habituados a jogar somente entre amigos e sem respeitar tácticas de jogo, nunca me apresentaria como das melhores.
Tínhamos a obrigação de fazer muito mais, no mínimo praticar um futsal mais vistoso, jogar com mais inteligência e muito mais táctico, é este o passaporte para o sucesso neste torneio.
Concordo também em relação a “barafustar muito em campo”, temos analisado e discutido várias vezes esse facto, alguns melhoraram outros… nem por isso (entende porque afirmo ter um nº reduzido de atletas? As substituições ajudariam muito)
Relativamente ao clima, o grupo é unido e forte (daí o meu orgulho), alguns deles chegaram a jogar com mazelas físicas, mas por uma questão de auto estima dentro do rectângulo de jogo e conjugado com factores já referenciados, estamos mal classificados… «tipo bola de neve…»
Em relação ao ano passado, faltam-nos praticamente dois jogadores, um deles o nosso melhor marcador no torneio passado.
Perdemos com equipas muito inferiores à nossa, mas isso é futebol.
Provavelmente seremos a única equipa, a representar uma aldeia, que todos os seus atletas têm, de facto, residência nessa aldeia (uma selecção menos vasta sem recorrer a atestados)
Tenho feito alguns reparos à organização, noto e tenho que respeitar, que alguns membros (não é o seu caso porque me parece imparcial) ficam felizes com as nossas derrotas, não sei porquê.
Fico satisfeito por constatar que conhece os “meus jogadores” e essencialmente pela sua sinceridade.
Boa sorte para a parte final do sorteio.
Artur Silva

Álvaro Vilares disse...

Grande Equipa!

Sábado... Depois do jogo vamos à sardinhada??!!

Mesmo que os jogos não nos estejam a correr bem quero vos dizer que tenho adorado jogar connvosco este ano... muito mais que o ano passado...
Ainda bem que pude contribuir com aqueles frangos todos para o jantar de sabado passado (somos a oitava equipa em golos sofridos)...
Não há vitórias que paguem ver: o "Pelicras" (grande craque) a encher no balneário pelos golos falhados...
O Carlos (meio manco) a marcar golos fora da area... e a correr que nem um "furagido"...
O Beto... lol.. cheio de maçaduras até ao pescoço (e a mandar bolas ao poste)...
O Daniel que trás sempre os olhos inchados para os jogos ...
O nosso futuro craque o Zé Manuel que até ficamos fartos de o ouvir gritar no banco...
E claro às ausencias que fazem sempre falta!

E sem dúvida o nosso mister, que se não fosse ele já tinhamos deixado o torneio e que muito nos tem motivado e ensinado...

Certamente que após do torneio seremos todos melhores pessoas...



Para o ano vimos para o torneio de Mirandela... Pelo menos aí não somos conhecidos... E pelo menos ficamos sem os comentários subjectivistas...

É claro que vamos continuar a ir Vila Flor... De cabeça erguida, juntos como uma equipa... e sempre com vontade de gritar:
Santa Comba, Santa Comba, Santa Comba!

Anónimo disse...

Depois disto...o que dizer?
Todos estes comentários, na minha opinião, são mais importantes do que muitas vitórias...já ouviram falar em espírito de grupo?
Pois bem meus amigos, isto também faz parte!
Álvaro, esqueceste do nosso Conde, pois é, nós temos um conde no grupo e isto não é para todos!!!
Com esta vontade e força anímica, mais cedo ou mais tarde, encontraremos o dito caminho e a tal volta de 180º.
Como dizem os invisuais - a ver vamos!!!

Aquele Abraço!

Artur Silva